3 dicas para evitar o desequilíbrio elétrico do veículo

Ao instalar um novo equipamento elétrico no seu veículo, seja um sistema de som ou de alarmes, é necessário se atentar a alguns cuidados especiais. Os novos equipamentos além de turbinar os veículos, como tipos diferentes de faróis, dispositivos para carregar celular ou conectar aparelhos de GPS, são muito comuns na lista de desejos de qualquer motorista.

Por serem equipamentos elétricos, que necessitam de energia do veículo, podem causar um desequilíbrio elétrico, principalmente quando não é feito um ajuste no veículo. Conheça três dicas importantes para cuidar melhor do seu veículo, da sua bateria e ter todos os componentes funcionando:

1 – Fugas de corrente elétrica

A fuga de corrente elétrica, com o veículo desligado, indica um problema para o bom uso da bateria automotiva. Isso acontece quando algum componente elétrico continua consumindo energia após o veículo ser desligado, o que desperdiça a carga da bateria e afeta até o processo de partida (clique aqui e entenda mais).

Um exemplo, muito comum, são o sistema de luz interno que não desliga, pode ser a luz do veículo ou até mesmo do sistema de som com uma frente destacável de aparelho que esteja mal conectada, que continua consumindo a energia do carro mesmo desligado.

2 – Visitar um técnico eletricista periodicamente (ou para instalar um novo componente)

Cada veículo é um veículo, e tem suas demandas de energia específicas e, por isso, a bateria segue o padrão de capacidade que foi determinada pela montadora. Ao adicionar um novo equipamento elétrico e eletrônico, que não veio de série, é possível que todo o sistema fique desequilibrado.

Por isso, visitar um técnico eletricista periodicamente e principalmente, no momento da instalação, é muito importante. Somente um técnico poderá fazer as mudanças necessárias e assim, evitar que tenha problemas no futuro.

Para evitar que isso aconteça é preciso consultar um técnico eletricista para fazer as mudanças necessárias e, entender quais são as necessidades reais do seu veículo e como o novo aparelho impactaria no consumo da bateria.

3 – Carro desligado, tudo tem que estar desligado!

Essa dica, também é conhecida como uma lei para manter a saúde do seu veículo (como essas outras aqui) e, é muito comum, que quando instalamos um sistema nova de som, DVD e ou kit multimídia, não nos atentarmos que o equipamento está ligado ou até mesmo instalado de maneira incorreta, permitindo o funcionamento mesmo com o carro desligado.

Isso gera uma demanda energética que cai diretamente sobre a carga acumulada na bateria do veículo, podendo haver uma falha na hora de ligar o carro.

Atente-se se a instalação está utilizando o circuito elétrico pós chave do veículo, desta forma, você garante que os equipamentos recebam energia somente quando a chave de ignição for acionada e com a permissão do condutor.

E aí, você já sabia de todas essas dicas?