Qual a bateria certa para carros com tecnologia Start\Stop?

O avanço tecnológico na área automotiva traz inúmeras facilidades aos motoristas e uma das mais interessantes é a tecnologia Start/Stop. Com ela, o carro se desliga e liga automaticamente nas pequenas paradas de trânsito intenso e isso pode trazer uma economia de combustível que chega aos 20% em alguns modelos.

Este recurso é realmente muito bom, principalmente para quem trabalha o dia todo no trânsito (taxistas, motoristas de aplicativo e etc). Contudo, apesar dos benefícios é necessário estar atento a um item de extrema importância para os carros com essa tecnologia: a bateria!

Com a função Start/Stop acionada, o veículo fará mais ignições e por isso precisará de um tipo específico de bateria para atender a estas necessidades. Atualmente, existem dois tipos de bateria para carros deste tipo, as EFB e as AGM e nós vamos te explicar agora quais as propriedades de cada uma.

Baterias EFB

As baterias EFB, são ideais para veículos com o sistema convencional de Start/Stop. Este tipo é uma versão melhorada das baterias convencionais e consegue aceitar várias ignições ao longo dos trajetos sem que a vida útil do equipamento seja comprometida.

Baterias AGM

Este modelo é para carros de alta performance e tem uma eficiência muito maior se comparada às baterias simples e até mesmo com a EFB. Ele também tem uma durabilidade maior já que a tecnologia de desenvolvimento dele impede que o líquido de bateria derrame.

Qual escolher?

Como quase tudo no mundo automotivo, a escolha do componente ideal depende do modelo do carro. Por isso, consulte sempre o manual do veículo e claro: procure uma Lider mais próxima para um especialista auxiliar o seu caso.