Realmente existe alguma diferença entre a bateria produzida para carro e a de moto?
Esse questionamento é feito muitas vezes pelos consumidores, e é totalmente compreensível.
A principal função da bateria, seja ela de carro, moto, caminhão ou trator, é fornecer energia para a partida do motor.
Além disso, ela desempenha o papel de fornecer energia para os componentes eletrônicos e elétricos, como o som, vidro, travas elétricas, alarme, farol e demais componentes que necessitam de energia elétrica para funcionar.
Assim como nos carros, as baterias nas motos tem estas mesmas funções, só que em menor quantidade, já que as motos possuem menos componentes elétricos em comparação com um carro.
É justamente por um veículo demandar mais da bateria, principalmente pelo tamanho do motor, que algumas características mais técnicas, como a voltagem e amperagem, foram adequadas para o melhor funcionamento em qualquer veículo. Por exemplo, enquanto uma bateria de carro de passeio pode variar de 40ah a 90ah (amperes) a bateria de uma moto varia entre 5ah e 12ah.
Sendo assim, estas variações técnicas de acordo com o tamanho do motor e demais necessidades elétricas dos veículos, consequentemente, fazem com que o tamanho das baterias mudem. Vale ressaltar, que dentro de todas elas são trabalhados os mesmos conceitos e princípios químicos, a diferença técnica está na quantidade de placas. Quanto mais placas, maior a capacidade de absolvição de energia.
É importante você sempre verificar com o seu mecânico eletricista para que ele indique a Bateria Lider ideal para o seu carro ou moto.