Outubro Rosa – A prevenção é o melhor procedimento

O mês de Outubro é marcado pelas campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Sendo um dos cânceres mais comuns em mulheres, não deveriam haver tantas dúvidas, afinal descobrir a doença em sua fase inicial é fundamental para o sucesso do tratamento.

Começa com apenas um toque, mas é importante ter em mente que esse primeiro “teste” não substitui a mamografia, o autoexame é apenas mais simples (pois não precisa de nenhuma técnica especial) e não custa nada, tempo ou dinheiro. Portanto, crie esse hábito e convença seus familiares e amigas a fazer o mesmo!

Qualquer sinal estranho ou desconforto, visite seu médico. A mamografia é imprescindível no diagnóstico precoce, é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas. Mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada.

Acima de tudo, não deixe ao acaso: pratique esportes ou qualquer atividade física que você consiga adotar em sua rotina, coma alimentos saudáveis, evite o consumo de bebidas alcoólicas e, desta maneira, tenha mais tempo para você e para sua saúde.

Não deixe para depois, câncer de mama é assunto sério! Aproveita o Outubro Rosa que é um mês que nos lembra bastante deste assunto para tomar uma atitude 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *