Os cuidados com a sua bateria nos dias mais frios

Em determinadas épocas do ano as temperaturas baixam em diversas partes do país. Em algumas regiões mais e em outras, menos. A realidade é que muitas vezes não temos como fugir do friozinho.

Além da preocupação de sair bem agasalhado de casa também precisamos pensar nas condições do nosso carro e da sua bateria, principalmente nas manhãs em que as temperaturas costumam estar mais baixas e consequentemente, os motores mais frios.

A bateria do veículo é uma das peças mais prejudicadas nesses dias. Isso acontece porque as baixas temperaturas reduzem a velocidade de reação dos componentes químicos nelas presentes e, além disso, o óleo lubrificante do motor tende a ficar mais viscoso, o que acaba exigindo mais da bateria para dar a partida.

Para evitar problemas e gastos não planejados, procure fazer a revisão no sistema de partida do seu carro. Uma boa dica para os veículos a etanol é manter os níveis de combustível do reservatório de partida, mais conhecido por “tanquinho”, isso ajuda a não forçar muito o carro e a sua bateria, que automaticamente é mais exigida quando os níveis estão baixos.

Outra dica importante é visitar o eletricista de sua confiança para que ele verifique se o alternador está recarregando a bateria corretamente, e se possível, aproveite para fazer uma vistoria completa em todos os componentes.

Além dos cuidados técnicos você pode adotar alguns hábitos que são muito úteis e saudáveis para as baterias, não só no inverno como também em outras estações do ano, confira: evite ao máximo dar a partida com o rádio, faróis e ar condicionado ligados, isso exige muito mais da bateria e de todo o motor. Também evite ligar e desligar o carro durante um congestionamento.

Seguindo estas dicas, a vida útil da sua bateria Lider será maior e com a mesma qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *