Preciso de um bagageiro extra, e agora?

Está precisando de mais espaço no seu veículo e não sabe o que fazer? Entenda como funciona o uso do bagageiro extra e encontre a melhor maneira de transportar sua carga com segurança e de acordo com as leis de trânsito.

A primeira coisa você deve se atentar é a carga máxima. A carga máxima é estipulada pelo fabricante do bagageiro externo e pelo fabricante do veículo – apresentando o limite de carga que pode ser colocado na parte superior do veículo. Ou seja, a carga máxima é a soma do peso do bagageiro com a carga adicional.

Em grande parte dos bagageiros externos, o peso varia de 50 a 70 quilos, mas, se atente à lei que estipula a altura máxima – que não pode exceder de 50 cm. A exceção se dá para as bicicletas, devido uma legislação específica, existindo diferença entre peso e tamanho apenas nesta ressalva. Lembramos que as leis de transporte de carga também se aplicam às picapes.

Todos os itens colocados no compartimento extra devem estar bem embalados e colocados com segurança – evitando assim que os itens guardados se fragmentem ou caiam durante o caminho.

Lembre-se sempre de nunca exceder a largura total da picape. Mas se você precisar transportar algo maior, fique atento em não fazer caminhos longos com limite excedido e utilize um sinalizador traseiro – uma bandeira vermelha ou qualquer outro elemento chamativo, para evitar acidentes. O sinalizador deve estar visível ao motorista que vai atrás, assim como as lanternas do automóvel.

A aerodinâmica do veículo é alterada?

Sim. O bagageiro de teto faz com que o veículo sofra uma mudança na aerodinâmica, podendo ser sentido durante a dirigibilidade do carro e aumentando significativamente o consumo do combustível. Em tempos chuvosos, o veículo apresenta um comportamento diferenciado – por isso, dirija sempre com muita cautela.

Agora que você já sabe como funciona o uso do bagageiro extra, se organize e leve sempre o que precisar com você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *