O inverno chegou!

O tempo está cada vez mais incerto e muda muito rapidamente: uma hora esquenta, daqui a pouco esfria de novo. Você deve estar preparado e tomar alguns cuidados com o seu carro para que ele tenha um bom funcionamento. Afinal de contas, durante o inverno alguns componentes do seu veículo sofrem mais por conta dessa variação de temperatura.

Dá uma olhada quais são os itens que mais precisam de energia para o funcionamento e de maior cuidado e atenção nos dias mais frios e chuvosos:

– Bateria e alternador: faça sempre o teste para ver se está funcionando corretamente. O teste é bem rápido e pode ser feito nas oficinas ou casas de baterias, mas sempre por um profissional.

– Verifique se está tudo desligado – Esse é um dos primeiros cuidados que você deve ter antes de dar partida no seu carro: certifique-se de que todos os componentes elétricos estão devidamente desligados – o rádio e principalmente, o ar-condicionado. Isso evita que eles recebam uma corrente elétrica muito forte e acaba danificado.

– Seu veículo é flex? Sempre verifique a frequência do nível de combustível no reservatório de gasolina, pois é ela que vai ajudar a dar as partidas durante os dias mais frios!

– Se a luz está ficando mais fraca e do nada ela ‘volta ao normal’, isso na realidade não é nada ‘normal’, é um aviso que pode acontecer uma pane elétrica com o seu carro;

– Os pneus também são itens que precisam de atenção, verifique com frequência se estão calibrados para evitar acidentes – saiba tudo sobre eles aqui;

– As peças dos seus freios sempre devem estar em boas condições para garantir a segurança no caso de paradas bruscas, ainda mais em dias de chuva. E aproveitando que estamos falando de chuva, fique atento ao estado das palhetas, elas devem estar em boas condições, garantindo a boa visibilidade para o motorista.

– E não se esqueça de verificar frequentemente o estado das mangueiras de gás do ar-condicionado, afinal, o frio é só fora do seu carro!

Verificando sempre o funcionamento desses itens, você consegue prevenir qualquer problema que possa ocorrer durante as baixas temperaturas, mas nunca se esqueça de fazer as revisões periódicas, hein?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *